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Como Implantar o Viresco ERP

O Viresco ERP é um sistema que integra os principais processos de gestão da sua empresa, como finanças, vendas, fiscal e recursos humanos. Para que a implantação seja eficiente, é importante seguir um fluxo estruturado, desde os cadastros iniciais até as configurações avançadas.

Neste artigo, apresentamos um passo a passo organizado, com explicações de cada etapa e links para artigos detalhados, garantindo que sua empresa configure o sistema corretamente e comece a operar com segurança e eficiência.

1 — IMPLANTAÇÃO

Cadastro da Empresa e das Filiais

Nesta primeira etapa é realizado o cadastro da empresa e das suas filiais, permitindo que cada unidade seja representada no sistema de acordo com seu CNPJ. Isso garante que as operações fiscais e financeiras sejam controladas individualmente por empresa/filial.

🔎 Para saber como realizar o Cadastro de Filiais da sua Empresa, acesse: Cadastrar Filiais da sua Empresa no Viresco ERP

Após a conclusão dessa configuração, o sistema já estará ajustado com os dados institucionais corretos e pronto para avançar para a definição de acessos dos usuários.

2 — ACESSO

Criar os Grupos de Acesso

O acesso garante que cada colaborador possa utilizar o sistema com permissões adequadas às suas funções. Antes de realizar o cadastro individual de quem utilizará o sistema, você deve cadastrar os grupos de acesso que definem permissões de forma centralizada, organizando perfis de usuários.

🔎 Para saber como Criar e Editar Grupos de Acesso: Criação e Edição de Grupos de Acesso no Viresco ERP

Criar os Usuários

Logo após, seguiremos com o cadastro de cada usuário do sistema, definindo em qual Grupo de Acesso que acabamos de criar, ele se adequa melhor.

🔎 Para saber como Criar e Editar um Usuário: Criação e Edição de Usuários no Viresco ERP

3 — CONFIGURAÇÕES FINANCEIRAS

Cadastrar Contas Correntes

Nesta etapa, você prepara o sistema para lidar com todas as movimentações financeiras. O primeiro passo é cadastrar suas contas correntes, que serão a base para recebimentos, pagamentos e conciliações bancárias.

🔎 Para saber como Criar e Editar uma Conta Corrente: Criação/Edição de Contas Correntes no Viresco ERP

Homologar o Boleto com Banco

Com as contas configuradas, você deve definir como funcionará a emissão de boletos. O sistema oferece duas possibilidades: emissão via API ou via CNAB. O primeiro passo, portanto, é realizar a homologação da comunicação junto ao banco:

  • Se o banco for Itaú, o processo de homologação deve ser feito via API.

🔎 Para saber como Homologar Boleto com o Banco Via API (Itaú): Como Homologar Boleto com o Banco Via API

  • Se for qualquer outro banco, o processo de homologação deve ser realizado via CNAB.

🔎 Para saber como Homologar Boleto com o Banco Via CNAB (Outros Bancos): Como Homologar Boleto com o Banco Via CNAB

Integraçãos

Após a homologação, você deve configurar no sistema o modelo de emissão de boletos, escolhendo entre API ou CNAB conforme a definição anterior:

  • Se o banco for Itaú, o processo emissão deve ser feito via API.

🔎 Para saber como Configurar a Emissão de Boleto por API (Itaú): Como Configurar Emissão de Boleto por API

  • Se for qualquer outro banco, o processo de emissão deve ser realizado via CNAB.

🔎 Para saber como Configurar Emissão de Boleto pelo CNAB400 e CNAB240 (Outros Bancos): Como Configurar Emissão de Boleto pelo CNAB400 e CNAB240

Cadastrar os Caixas

Depois de tratar a emissão de boletos, o próximo passo é cadastrar os caixas, que representam as movimentações de dinheiro físico ou fluxos financeiros específicos dentro da empresa.

🔎 Para saber como Criar e Editar Caixas: Criação e Edição de Caixas no Viresco ERP

Cadastrar Categorias de Contas a Receber e a Pagar

Finalizando esta etapa, você deve organizar a estrutura das movimentações financeiras cadastrando as categorias do Contas a Receber e Contas a Pagar, permitindo uma análise detalhada das entradas e saídas de recursos.

🔎 Para saber mais sobre a Gestão de Categorias do Contas a Receber e a Pagar: Gestão das Categorias do Contas a Receber e Contas a Pagar no Viresco ERP

4 — CLIENTES E SERVIÇOS

Cadastrar Clientes

Com a base financeira pronta, é hora de estruturar os cadastros que darão suporte às vendas e faturamento. O primeiro passo é cadastrar seus clientes no sistema.

🔎 Para saber como Criar e Editar Clientes: Criação/Edição de Clientes no Viresco ERP

Cadastrar Grupo de Serviços

Depois, organize os serviços oferecidos, criando grupos de serviços para facilitar a gestão e relatórios.

🔎 Para saber mais sobre a Gestão de Grupos de Serviço: Gestão de Grupos de Serviços no Viresco ERP

Cadastrar Serviços

Em seguida, registre os serviços propriamente ditos, vinculando-os aos grupos criados, com as informações necessárias para faturamento e relatórios.

🔎 Para saber como Criar e Editar Serviços: Cadastro/Edição de Serviços no Viresco ERP

5 — INTEGRAÇÕES

Integração com o SOC

Se sua empresa atua como clínica de saúde e segurança do trabalho e utiliza o SOC, o Viresco oferece a possibilidade de integração direta com essa plataforma. Essa integração automatiza a importação dos cadastros de empresas e unidades, reduzindo retrabalho e garantindo que as bases de dados permaneçam sempre atualizadas.

🔎 Para saber mais sobre a Integração com o SOC: Integração de Cadastro de Empresas e Unidades SOC

6 — CONFIGURAÇÃO FISCAL

Configurar Impostos

Chegando na etapa fiscal, é essencial configurar corretamente os impostos que incidem sobre seus serviços e produtos. O Viresco permite parametrizar tanto NFS-e quanto NF-e, assegurando conformidade legal.

🔎 Para saber como Configurar Impostos para NFS-e: Como Configurar Impostos para NFS-e no Viresco ERP

🔎 Para saber como Configurar Impostos para NF-e: Como Configurar Impostos para NF-e no Viresco ERP

Configurar NFS-e e NF-e

Depois, é preciso cadastrar as informações específicas de NFS-e e NF-e de cada filial.

🔎 Para saber como Configurar NFS-e: Configuração de NFS-e no Viresco ERP

🔎 Para saber como Configurar NF-e: Configuração de NF-e no Viresco ERP

Emitir NFS-e

Com isso feito, você já pode emitir suas notas diretamente pelo sistema.

🔎 Para saber como Criar e Editar NFS-e: Criação e Edição de NFS-e no Viresco ERP

7 — FATURAMENTO

E-mail de Faturamento

O módulo de faturamento é responsável pela emissão de faturas e cobrança dos clientes. O primeiro passo é configurar o template de e-mail, que define a comunicação que seus clientes receberão.

🔎 Para saber como Configurar Template de E-mail de Faturamento: Configurar Template de E-mail de Faturamento no Viresco ERP

Template de Fatura de Venda

Depois, personalize o modelo da própria fatura, adequando-o ao padrão visual da empresa.

🔎 Para saber como Customizar Template de Fatura de Venda: Customizar o Template de Fatura de Venda

Faturar

Com essas definições prontas, é hora de cadastrar e gerenciar as faturas no sistema.

🔎 Para saber como Criar e Editar Faturas: Criação ou Edição de Faturas no Viresco ERP

8 — FINANCEIRO

Contas a Receber

Agora entramos no coração do controle financeiro do Viresco. Primeiro, é preciso cadastrar as contas a receber, que representam os valores que sua empresa tem a receber de clientes.

🔎 Para saber como Criar e Editar uma Conta a Receber: Cadastrar e Editar uma Conta a Receber no Viresco ERP

E-mail de Boleto Individual e Régua de Cobrança

Com as contas criadas, configure os templates de e-mails de cobrança e envio de boletos, assegurando que seus clientes recebam as notificações adequadas.

🔎 Para saber como Configurar Template de E-mail de Envio de Boleto pelo Contas a Receber: Configurar Template de E-mail de Envio de Boleto pelo Contas a Receber no Viresco ERP

🔎 Para saber como Configurar Template de E-mail de Cobrança: Configurar Template de E-mail de Cobrança no Viresco ERP

Template Recibo de Contas a Receber

Além disso, personalize o recibo, tanto de contas a receber quanto de contas a pagar, para manter consistência na comunicação.

🔎 Para saber como Configurar Template de Recibo do Contas a Recber e a Pagar: Customizar o Template de Recibo Contas a Receber e Contas a Pagar

Cadastrar Fornecedores

Em seguida, cadastre os fornecedores, preparando o sistema para registrar as contas a pagar.

🔎 Para saber como Cadastrar e Editar um Fornecedor: Cadastrar/Editar um Fornecedor no Viresco ERP

Contas a Pagar

E por fim, registre as contas a pagar, concluindo a configuração da parte operacional do financeiro.

🔎 Para saber como Cadastrar e Editar uma Conta a Pagar: Cadastrar e Editar uma Conta a Pagar no Viresco ERP

Após estruturar as movimentações, é hora de explorar as telas de gestão e relatórios do módulo:

Fluxo de Caixa

🔎 Para saber mais sobre o Fluxo de Caixa: Entenda a Tela de Gestão de Fluxo de Caixas no Viresco ERP

Conciliação OFX

🔎 Para saber mais sobre a Conciliação Bancária: Como Fazer Uma Conciliação Bancária no Viresco ERP

Dashboards

🔎 Para saber mais sobre o Dashboard Financeiro: Entenda o Dashboard do Financeiro no Viresco ERP

DRE Financeiro

🔎 Para saber mais sobre o DRE Financeiro: Como Gerar e Interpretar o DRE Financeiro no Viresco ERP

Posição de Conta

🔎 Para saber mais sobre a Posição de Contas: Entenda a Tela de Posição de Contas no Viresco ERP

9 — VENDAS

Configurar Pedido de Venda

Com clientes e serviços já cadastrados, a próxima etapa é organizar o processo de vendas. Primeiro, entenda a tela de gestão de pedidos.

🔎 Para saber mais sobre a Gestão de Pedidos de Vendas: Entenda a Tela de Gestão de Pedidos de Vendas Viresco ERP

Pedidos de Venda

Depois, cadastre ou edite os pedidos de venda, vinculando-os a clientes e serviços.

🔎 Para saber como Criar e Editar um Pedido de Venda: Criação ou Edição de Pedido de Venda no Viresco ERP

Dashboards

Por fim, acompanhe os resultados de vendas através do dashboard dedicado.

🔎 Para saber mais sobre o Dashboard de Vendas: Entenda o Dashboard de Vendas no Viresco ERP

10 — CONFIGURAÇÃO DO CRM

Cadastrar Fases do Funil

Para gerenciar relacionamento com clientes, o sistema oferece o módulo de CRM. Primeiro, configure as fases do funil, organizando as etapas de negociação.

🔎 Para saber como Criar e Editar as Fases do Funil do CRM: Criação/Edição de Fases do Funil do CRM no Viresco ERP

Cadastrar Canais de Aquisição

Depois, registre os canais de aquisição, que mostram de onde vêm seus clientes.

🔎 Para saber como Criar e Editar os Canais de Aquisição do CRM: Criação/Edição de Canais de Aquisição do CRM no VirescoERP

Cadastrar Metas

E por fim, defina as metas comerciais, permitindo acompanhar resultados de vendas em relação ao planejado.

🔎 Para saber como Criar e Editar Metas: Criação/Edição de Metas no Viresco ERP

11 — ORÇAMENTO

Cadastrar Vendedores

Se sua empresa trabalha com propostas formais, utilize o módulo de orçamento. Comece pelo cadastro de funcionários, que podem ser vinculados às propostas.

🔎 Para saber como Cadastrar e Editar um Funcionário: Cadastrar ou Editar Funcionários no VirescoERP

Template de Orçamento

Depois, personalize o template de orçamento, garantindo identidade visual nos documentos enviados aos clientes.

🔎 Para saber como Customizar Template de Orçamento: Customizar o Template de Orçamento

Gerar Orçamento

Com isso pronto, cadastre ou edite os orçamentos, registrando as propostas enviadas aos clientes.

🔎 Para saber como Criar e Editar Orçamentos: Criação ou Edição de Orçamentos no Viresco ERP

12 — CONTRATOS

Templates de Contrato

Para empresas que trabalham com contratos recorrentes, o sistema oferece um módulo completo. Comece personalizando o template de contrato.

🔎 Para saber como Customizar Template de Contrato: Templates de Contratos no Viresco ERP

Configurações D4 Sign

Depois, se necessário, ative a integração com contrato digital, facilitando a assinatura eletrônica.

🔎 Para saber mais sobre a Integração com Contrato Digital: Integrações com Contrato Digital do Viresco ERP

Finalize conhecendo as telas de gestão:

Gestão de Contratos

🔎 Para saber mais sobre a Tela de Gestão de Contratos: Entenda a Tela de Gestão de Contratos no Viresco ERP

Gestão de Seguros

🔎 Para saber mais sobre a Tela de Gestão de Seguros: Entenda a Tela de Gestão de Seguros no Viresco ERP

13 — COMPRAS E ESTOQUE

Cadastrar Produtos de Uso e Consumo

O módulo de compras permite controlar produtos e movimentações de estoque. O primeiro passo é cadastrar os produtos.

🔎 Para saber como Criar e Editar um Produto: Criação/Edição de Produtos no Viresco ERP

Cadastrar Estoques

Depois, configure os estoques, organizando entradas, saídas e locais de armazenagem.

🔎 Para saber como Cadastrar e Editar um Estoque: Como Criar um Cadastro/Edição de Estoque no Viresco ERP

Movimentar Estoque

Por fim, registre os movimentos de estoque, que representam cada operação realizada.

🔎 Para saber como Cadastrar e Editar um Movimento: Cadastro/Edição de Movimento no Viresco ERP

14 — CONFIGURAR RH

Por fim, chegamos à etapa de estruturação do módulo de Recursos Humanos, responsável por organizar informações de funcionários, cargos e departamentos dentro do Viresco ERP. Essa configuração é essencial para que a empresa tenha controle adequado sobre sua equipe e mantenha os registros centralizados.

Template Ficha de Funcionário

O primeiro passo é personalizar o template da ficha de funcionário, garantindo que o documento esteja de acordo com a identidade e as necessidades da empresa.

🔎 Para saber como Customizar Template de Ficha de Funcionário: Customizar o Template de Ficha de Funcionário

Cadastrar Cargos

Em seguida, cadastre os cargos existentes, estruturando as funções exercidas dentro da organização.

🔎 Para saber como Criar e Editar um Cargo: Cadastro/Edição de Cargos no Viresco ERP

Cadastrar Departamentos

Depois, organize a hierarquia da empresa criando os departamentos, permitindo relacionar cargos e colaboradores a cada setor.

🔎 Para saber como Criar e Editar um Departamento: Cadastro/Edição de Departamentos no Viresco ERP

Cadastrar Funcionários

E por fim, realize o cadastro dos funcionários, vinculando-os aos cargos e departamentos previamente definidos.

🔎 Para saber como Cadastrar e Editar um Funcionário: Cadastrar ou Editar Funcionários no Viresco ERP