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Criação e Edição de Caixas no Viresco ERP

A gestão eficiente dos caixas é fundamental para manter o controle financeiro da empresa. No Viresco ERP, é possível criar, editar e gerenciar caixas para registrar entradas e saídas de dinheiro, seja em contas bancárias ou em caixas físicos.

Este artigo explica o passo a passo para a criação e edição de caixas no sistema, garantindo um controle preciso e organizado das movimentações financeiras.

PASSO 1: Acessando a Tela de Gestão de Caixas

No menu principal, vá até Financeiro > Fluxo de Caixa.

A Tela de Gestão de Fluxo de Caixa será carregada.

🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Fluxo de Caixa no Viresco ERP

PASSO 2: Crie ou Edite um Fluxo de Caixa

  • Criar um novo Caixa, clique no botão “”+ Caixa .
  • Caso deseje Editar um Caixa já existente, clique no botão de edição ao lado do Caixa desejado.
  • A janela de Criação/Edição será aberta.

Geral

  • Empresa: Permite selecionar a empresa ou unidade vinculada a este Caixa

🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Cadastrar Filiais da Sua Empresa no Viresco ERP;

  • Conta Corrente: Define a conta bancária associada ao Caixa, onde serão registradas as movimentações financeiras.

🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Conta Corrente no Viresco ERP;

⚠️ Importante:
O campo Conta Corrente só deve ser preenchido se não for um Caixa de Dinheiro, caso o contrário, ele deverá permanecer em branco!

  • Nome do Caixa: Identificação do Caixa, facilitando sua distinção entre outros;
  • Descrição: Campo opcional para incluir detalhes adicionais sobre o Caixa;
  • Data de Abertura: Define a data de início das operações do Caixa;
  • Data de Fechamento: Especifica a data em que o Caixa será encerrado, se aplicável;
  • Saldo Atual: Exibe o saldo disponível no Caixa até o momento.

Contábil

  • Conta Contábil: Preencha qual a Conta Contábil que estará vinculada a esse Caixa (caso utilize a parte contábil do sistema). Ao digitar as 3 primeiras letras do nome da Conta Contábil, o sistema buscará todas as Contas Contábeis que comecem com essas letras.

🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Conta Contábil no Viresco ERP;

⚠️ Importante:
Alterações em caixas já utilizados podem impactar os relatórios financeiros. Certifique-se de que as modificações são realmente necessárias.

Conciliação Automática

  • Caixa Padrão para Aplicações Automáticas: Define qual Caixa será utilizado como padrão para registrar aplicações e resgates automáticos.

⚠️ Importante:
Esse campo só é útil caso a conta corrente da empresa possua aplicações automáticas habilitadas junto ao banco. Se não houver essa funcionalidade, este campo pode ser desconsiderado.

  • Nomenclaturas Aplicação/Resgate Automática: Campo para configurar a nomenclatura que será atribuída às movimentações automáticas de aplicação e resgate.
  • Nomenclatura Recebimento de Boletos: Permite personalizar o nome utilizado para identificar os recebimentos de boletos no Caixa.
  • Nomenclatura para Pix QR Code: Nomenclatura que será utilizada para identificar as transações realizadas por Pix QR Code. Só deverá ser preenchido se o banco utilizado condensar todas as transações Pix QR Code em um único lançamento no extrato, caso o contrário, não preencha.

Passo 3: Salvando as Configurações

Após o preenchimento devido de todas as informações necessárias, clique no botão “Salvar no canto superior esquerdo da janela, para que todas as informações sejam gravadas!