Olá, como podemos ajudar?

Search

Entenda a Tela de Gestão de Produtos no Viresco ERP

A Tela de Gestão de Produtos permite aos usuários administrar todos os aspectos relacionados aos produtos oferecidos pela empresa. Com essa ferramenta, é possível cadastrar novos produtos, atualizar informações existentes e gerenciar estoque. A plataforma fornece uma visão consolidada dos produtos, facilitando a análise de dados, a tomada de decisões estratégicas e a otimização do portfólio de produtos da empresa.

Neste tutorial, vamos explorar em detalhes a tela de Gestão de Produtos no Viresco ERP.

Produto de Uso e Consumo e Produtos Acabados

No Viresco ERP, a gestão de produtos é dividida em dois tipos principais: produtos de uso e consumo, e produtos acabados.

  • Produtos de Uso e Consumo: São itens utilizados internamente pela empresa, sem necessidade de controle rigoroso de estoque. Exemplos incluem material de escritório, produtos de limpeza e ferramentas.
  • Produtos Acabados: São produtos destinados à venda, exigindo controle detalhado de estoque. Exemplos incluem mercadorias fabricadas ou adquiridas para revenda.

A gestão eficiente de ambos os tipos de produtos é essencial para a operação e sucesso da empresa, garantindo controle de despesas para produtos de uso e consumo, e gestão eficaz de estoque e vendas para produtos acabados.

Produtos de Uso e Consumo

No menu superior a esquerda, acesse Estoque > Produtos de Uso e Consumo

Seções

  • A Tela de Gestão de Produtos de Uso e Consumo será aberta. Essa tela é composta por 2 principais seções:
    1. Barra de Ações;
    2. Tabela de Visualização de Produtos.

Seção 1: Barra de Ações

A Barra de Ações é composta pelas principais ações que podem ser feitas dentro da Gestão de Produtos:

  • Adicionar Produto: Permite cadastrar itens utilizados internamente pela empresa, abrangendo todas as necessidades de gerenciamento de inventário;

🔎 Para saber mais sobre a Criação/Edição de Produtos, acesse: Criação/Edição de Produtos no Viresco ERP

  • Grupos de Produto e Serviço: Facilita a organização dos produtos em categorias específicas, permitindo uma melhor gestão, visualização e análise de desempenho por grupos de produtos semelhantes.
  • Filtro: Utilize o filtro para selecionar quais Produtos você gostaria de visualizar na Tabela de Visualização. Ao clicar em filtro é possível filtrar por:
    • Ativos?: Filtro para selecionar produtos que estão atualmente ativos ou inativos no sistema, facilitando a gestão dos itens disponíveis para uso ou venda;
    • GetNet: Filtro para identificar produtos que estão integrados com o sistema de pagamentos GetNet, ajudando na administração de transações e serviços vinculados a essa plataforma;
    • Descrição: Filtro que permite buscar produtos com base na descrição textual, facilitando a localização de itens específicos no inventário;
    • Código: Filtro que permite buscar produtos utilizando o código único de identificação, agilizando a pesquisa e a gestão dos produtos cadastrados;
    • Grupos: Filtro que permite selecionar produtos pertencentes a grupos específicos, facilitando a análise e a gestão de categorias de produtos semelhantes;
    • Número de Linhas: Filtro que define o número de linhas a serem exibidas na tela, ajustando a quantidade de produtos visualizados por página para melhor navegação e gerenciamento;
  • Imprimir: Ao clicar no botão de impressão, ele abre a tela de impressão do seu dispositivo para que você possa imprimir os Produtos que forem listados após a filtragem na Tabela de Visualização de Produtos;
  • Baixar: Ao clicar no botão de baixar, ele irá fazer o download de todos os Produtos que forem listados após a filtragem na Tabela de Visualização de Produtos.

Seção 2: Tabela de Visualização de Produtos

  • Ações: Esta coluna possibilita realizar ações em determinado Produto;
    • Editar: Permite que você edite as configurações de cada Produto cadastrado;
    • Copiar: Permite copiar um Produto cadastrado, para que você possar criar um novo Produto com configurações semelhantes;
    • Deletar: Ao clicar na função deletar, o Produto selecionado será apagado;
  • Grupos: Coluna que exibe a categoria ou grupo ao qual o Produto pertence, facilitando a organização e a visualização de Produtos semelhantes;
  • Código: Coluna que mostra o código único de identificação do Produto, utilizado para referência rápida e precisa no gerenciamento de inventário;
  • Descrição: Coluna que fornece uma descrição detalhada do Produto, ajudando na identificação e compreensão das características de cada item;
  • Unidade: Coluna que indica a unidade de medida do Produto (por exemplo, peça, caixa, litro), essencial para a quantificação e controle de estoque;
  • Valor: Coluna que apresenta o preço ou valor do Produto, permitindo a análise rápida dos custos e a comparação entre diferentes itens.

Produtos Acabados

No menu superior a esquerda, acesse Produtos e Serviços > Produtos

Seções

  • A Tela de Gestão de Produtos Acabados será aberta. Essa tela é composta por 2 principais seções:
    1. Barra de Ações;
    2. Tabela de Visualização de Produtos

Seção 1: Barra de Ações

A Barra de Ações é composta pelas principais ações que podem ser feitas dentro da Gestão de Produtos:

  • Adicionar Produto: Permite cadastrar itens comercializados pela empresa, abrangendo todas as necessidades de gerenciamento de inventário;

🔎 Para saber mais sobre a Criação/Edição de Produtos, acesse: Criação/Edição de Produtos no Viresco ERP

  • Grupos de Produto e Serviço: Facilita a organização dos produtos em categorias específicas, permitindo uma melhor gestão, visualização e análise de desempenho por grupos de produtos semelhantes.
  • Filtro: Utilize o filtro para selecionar quais Produtos você gostaria de visualizar na Tabela de Visualização. Ao clicar em filtro é possível filtrar por:
    • Ativos?: Filtro para selecionar produtos que estão atualmente ativos ou inativos no sistema, facilitando a gestão dos itens disponíveis para uso ou venda;
    • GetNet: Filtro para identificar produtos que estão integrados com o sistema de pagamentos GetNet, ajudando na administração de transações e serviços vinculados a essa plataforma;
    • Descrição: Filtro que permite buscar produtos com base na descrição textual, facilitando a localização de itens específicos no inventário;
    • Código: Filtro que permite buscar produtos utilizando o código único de identificação, agilizando a pesquisa e a gestão dos produtos cadastrados;
    • Grupos: Filtro que permite selecionar produtos pertencentes a grupos específicos, facilitando a análise e a gestão de categorias de produtos semelhantes;
    • Número de Linhas: Filtro que define o número de linhas a serem exibidas na tela, ajustando a quantidade de produtos visualizados por página para melhor navegação e gerenciamento;
  • Imprimir: Ao clicar no botão de impressão, ele abre a tela de impressão do seu dispositivo para que você possa imprimir os Produtos que forem listados após a filtragem na Tabela de Visualização de Produtos;
  • Baixar: Ao clicar no botão de baixar, ele irá fazer o download de todos os Produtos que forem listados após a filtragem na Tabela de Visualização de Produtos.

Seção 2: Tabela de Visualização de Produtos

  • Ações: Esta coluna possibilita realizar ações em determinado Produto;
    • Editar: Permite que você edite as configurações de cada Produto cadastrado;
    • Copiar: Permite copiar um Produto cadastrado, para que você possar criar um novo Produto com configurações semelhantes;
    • Deletar: Ao clicar na função deletar, o Produto selecionado será apagado;
  • Grupos: Coluna que exibe a categoria ou grupo ao qual o Produto pertence, facilitando a organização e a visualização de Produtos semelhantes;
  • Código: Coluna que mostra o código único de identificação do Produto, utilizado para referência rápida e precisa no gerenciamento de inventário;
  • Descrição: Coluna que fornece uma descrição detalhada do Produto, ajudando na identificação e compreensão das características de cada item;
  • Unidade: Coluna que indica a unidade de medida do Produto (por exemplo, peça, caixa, litro), essencial para a quantificação e controle de estoque;
  • Valor: Coluna que apresenta o preço ou valor do Produto, permitindo a análise rápida dos custos e a comparação entre diferentes itens.