Olá, como podemos ajudar?

Search

Customizar o Template de Orçamento

O orçamento criado pelo Viresco pode ser totalmente personalizado usando um template. Este template é ajustado com a funcionalidade de Customização de Templates e pode ser editado tanto com nosso Editor de Template quanto com HTML.

PASSO 1: Abrir o template

  • Para alterar o template de orçamento, abra o template desejado.

🔎 Para saber mais sobre como acessar o template desejado, acesse Configurar os Templates Padrão do Sistema

PASSO 2: Escreva o Template

  • Escreva o template conforme o padrão da sua empresa

PASSO 3: Insira as TAGS DINÂMICAS e TABELAS DINÂMICAS

Em seu template, você pode adicionar marcações especiais chamadas de TAGS e TABELAS DINÂMICAS. Essas tags são como espaços reservados que serão automaticamente preenchidos com informações específicas quando o contrato for gerado.



Por exemplo, você pode inserir uma tag para a Razão Social da sua empresa e outra para o Nome do Cliente. Durante a geração do contrato, essas tags serão substituídas pelos dados correspondentes, tornando o contrato personalizado para cada situação.

1- Aqui estão as TAGS DINÂMICAS disponíveis no Viresco ERP e o que elas representam:


TAGS com informações da sua empresa e suas filias:

  • {{Empresa.NomeFantasia}}: Nome Fantasia da sua empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Logradouro}}: Endereço da sua empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Numero}}: Número da sua empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Bairro}}: Bairro da sua empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Municipio}}: Município da empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Uf}}: Estado da empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Cep}}: CEP da empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Telefone}}: Telefone da empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.EmailVenda}}: E-mail do time de vendas da empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.InscricaoEstadual}}: Inscrição Estadual da empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Cnpj}}: CNPJ da empresa ou filial para qual o template está sendo criado;
  • {{Empresa.Logo}}: Logo da empresa ou filial para qual o template está sendo criado.

Todas as tags acima são informações armazenadas no cadastro da sua empresa ou filial em Configurações > Empresa. Se alguma informação estiver incorreta, você pode simplesmente atualizá-la no cadastro correspondente da empresa ou filial.

🔎 Para saber mais sobre como fazer essa alteração, acesse: Cadastrar filiais da sua empresa no Viresco

TAGS com informações do cliente:

  • {{Parceiro.RazaoSocial}}: Razão Social do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Cnpj}}: CNPJ do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Cpf}}: CPF do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Logradouro}}: Endereço do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Numero}}: Número do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Bairro}}: Bairro do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Cep}}: CEP do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Municipio}}: Município do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Telefone}}: Telefone do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Uf}}: Estado do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.InscricaoEstadual}}: Inscrição Estadual do cliente para o qual o contrato será gerado;
  • {{Parceiro.Email}}: E-mail do cliente para o qual o contrato será gerado;

Todas as tags acima são informações armazenadas no cadastro do seu cliente. Se alguma informação estiver incorreta, você pode simplesmente atualizá-la no cadastro correspondente do cliente.

🔎 Para saber mais sobre como fazer essa alteração, acesse: Como Cadastrar e Editar Um Novo Cliente no Viresco

TAGS com informações do vendedor:

  • {{NomeVendedor}}: Nome do vendedor responsável pelo orçamento;
  • {{CargoVendedor}}: Cargo do vendedor responsável pelo orçamento;
  • {{EmailVendedor}}: E-mail do vendedor responsável pelo orçamento;

Todas as tags acima são informações armazenadas no cadastro do vendedor cadastrado no orçamento. Se alguma informação estiver incorreta, você pode simplesmente atualizá-la no cadastro correspondente do funcionário.

🔎 Para saber mais sobre como fazer essa alteração, acesse: Cadastrar ou Editar Funcionários no Viresco

TAGS com informações do orçamento:

  • {{orcamentotemp.ValorTotal}}: Valor total do orçamento gerado;
  • {{orcamentotemp.ValorDesconto}}: Valor do desconto fornecido;
  • {{orcamentotemp.ValorBruto}}: Valor do orçamento sem o desconto;
  • {{orcamentoParcelas}}: Pacelas do orçamento gerado;
  • {{orcamentoItens}}: Uma tabela contendo todos os itens que compõem o orçamento.
    • Colunas da tabela:
      • Descrição de cada item;
      • Unidade de cada item;
      • Valor Unitário de cada item;
      • Quantidade orçada desse item;
      • Valor Total do item;
      • Desconto aplicado ao item;
      • Valor Bruto.
  • {{orcamentoItensServico}}: Uma tabela contendo todos os itens que compõem o orçamento, sem o valor de desconto por item.
    • Colunas da tabela:
      • Descrição de cada item;
      • Valor Unitário de cada item;
      • Quantidade orçada desse item;
      • Valor Total do item;
  • {{orcamentotemp.DadosAdicionais}}: Informações adicionais do orçamento gerado;
  • {{orcamentotemp.DataOrcamento}}: Data de criação do orçamento gerado;
  • {{orcamentotemp.DataValidade}}: Data de validade do orçamento gerado;
  • {{orcamentotemp.OrcamentoId}}: ID do orçamento gerado;
  • {{orcamentotemp.SomaTotalDescontosEmReais}}: Valor total dos descontos em reais do orçamento
  • {{orcamentotemp.SomaTotalDescontosEmPorcentagem}}: Porcentagem total dos descontos fornecidos no orçamento;
  • {{orcamentotemp.TextoLivre}}: Texto livre do orçamento.

Todas as tags acima são informações armazenadas no cadastro do orçamento. Se alguma informação estiver incorreta, você pode simplesmente atualizá-la no cadastro correspondente do orçamento.

🔎 Para saber mais sobre como fazer essa alteração, acesse: Criação ou Edição de Orçamentos no Viresco

2- Aqui estão as TABELAS DINÂMICAS disponíveis no Viresco ERP e o que elas representam:

Tabela de Itens do Orçamento:

  • Tabela de Serviços Completa: Exibe a lista detalhada dos serviços cadastrados, permitindo a escolha e identificação precisa do serviço a ser inserido no orçamento.
  • Descrição: Mostra o nome ou a descrição do serviço ou produto selecionado, facilitando a compreensão do que está no orçamento.
  • Quantidade: Informa a quantidade de unidades do serviço ou produto no orçamento.
  • Unidade: Indica a unidade de medida utilizada para o item, como unidade, hora, pacote, entre outros.
  • Valor Unitário: Representa o valor individual de cada unidade do serviço ou produto, antes da aplicação de descontos.
  • Valor de Desconto Unitário: Mostra o valor de desconto concedido em cada unidade do item, quando aplicável.
  • Valor Bruto: Exibe o valor total do item antes de descontos, obtido pela multiplicação da quantidade pelo valor unitário.
  • Valor Líquido: Mostra o valor final do item após a aplicação dos descontos concedidos.

Tabela de Parcelas do Orçamento:

Data de Vencimento: Exibe a data prevista para o pagamento ou cumprimento da obrigação financeira.

Valor: Mostra o valor monetário correspondente ao item, seja de receita ou despesa.

PASSO 4: Salve as alterações

Clique no botão Salvar, localizado na parte superior esquerda da janela

Parabéns, agora seu template foi customizado e já está pronto para uso! 🍾