A gestão eficiente dos caixas é fundamental para manter o controle financeiro da empresa. No Viresco ERP, é possível criar, editar e gerenciar caixas para registrar entradas e saídas de dinheiro, seja em contas bancárias ou em caixas físicos.
Este artigo explica o passo a passo para a criação e edição de caixas no sistema, garantindo um controle preciso e organizado das movimentações financeiras.
PASSO 1: Acessando a Tela de Gestão de Caixas
No menu principal, vá até Financeiro > Fluxo de Caixa.

A Tela de Gestão de Fluxo de Caixa será carregada.

🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Fluxo de Caixa no Viresco ERP
PASSO 2: Crie ou Edite um Fluxo de Caixa
- Criar um novo Caixa, clique no botão “”+ Caixa ”
.
- Caso deseje Editar um Caixa já existente, clique no botão de edição
ao lado do Caixa desejado.
- A janela de Criação/Edição será aberta.

Geral
- Empresa: Permite selecionar a empresa ou unidade vinculada a este Caixa
🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Cadastrar Filiais da Sua Empresa no Viresco ERP;
- Conta Corrente: Define a conta bancária associada ao Caixa, onde serão registradas as movimentações financeiras.
🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Conta Corrente no Viresco ERP;
⚠️ Importante:
O campo Conta Corrente só deve ser preenchido se não for um Caixa de Dinheiro, caso o contrário, ele deverá permanecer em branco!
- Nome do Caixa: Identificação do Caixa, facilitando sua distinção entre outros;
- Descrição: Campo opcional para incluir detalhes adicionais sobre o Caixa;
- Data de Abertura: Define a data de início das operações do Caixa;
- Data de Fechamento: Especifica a data em que o Caixa será encerrado, se aplicável;
- Saldo Atual: Exibe o saldo disponível no Caixa até o momento.

Contábil
- Conta Contábil: Preencha qual a Conta Contábil que estará vinculada a esse Caixa (caso utilize a parte contábil do sistema). Ao digitar as 3 primeiras letras do nome da Conta Contábil, o sistema buscará todas as Contas Contábeis que comecem com essas letras.
🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Conta Contábil no Viresco ERP;
⚠️ Importante:
Alterações em caixas já utilizados podem impactar os relatórios financeiros. Certifique-se de que as modificações são realmente necessárias.
Conciliação Automática

- Caixa Padrão para Aplicações Automáticas: Define qual Caixa será utilizado como padrão para registrar aplicações e resgates automáticos.
⚠️ Importante:
Esse campo só é útil caso a conta corrente da empresa possua aplicações automáticas habilitadas junto ao banco. Se não houver essa funcionalidade, este campo pode ser desconsiderado.
- Nomenclaturas Aplicação/Resgate Automática: Campo para configurar a nomenclatura que será atribuída às movimentações automáticas de aplicação e resgate.
- Nomenclatura Recebimento de Boletos: Permite personalizar o nome utilizado para identificar os recebimentos de boletos no Caixa.
- Nomenclatura para Pix QR Code: Nomenclatura que será utilizada para identificar as transações realizadas por Pix QR Code. Só deverá ser preenchido se o banco utilizado condensar todas as transações Pix QR Code em um único lançamento no extrato, caso o contrário, não preencha.
Passo 3: Salvando as Configurações
Após o preenchimento devido de todas as informações necessárias, clique no botão “Salvar”
no canto superior esquerdo da janela, para que todas as informações sejam gravadas!
no canto superior esquerdo da janela, para que todas as informações sejam gravadas!